Churrasco Tipicamente Gaúcho - Prezunic

Churrasco Tipicamente Gaúcho


Ingredientes

A Escolha da Carne
Essa é a primeira fase e uma das mais essenciais para entender como fazer um churrasco gaúcho saboroso.
A preferência deve ser dada para as carnes de tons vermelhos rosados e com uma gordura clara.
Tente checar o grau de maciez da carne com o dedo indicado. Se estiver muita dura, a carne não é recomendada para ser assada no fogo.
Os cortes embalados a vácuo são os mais recomendados, já que têm a capacidade de manter a carne fresca por um período mais longo.
O Tempero
Normalmente, o sal grosso é o único tempero inserido no churrasco tipicamente gaúcho. Mas, jogar o sal na carne ainda crua pode deixar dura e seca. O recomendado é colocar a carne no fogo e, posteriormente, passar o sal ou uma salmoura.
Depois de salgar o churrasco, o adequado é retorno com o espeto ao jogo e tirar o excesso de sal.

Modo de preparo

No Fogo
A sugestão é que o carvão seja acesso com algum tempo antes, para que comece a soltar a fumaça inicial sem afetar a carne, já que essa fumaça pode deixar um sabor desagradável.
Mas, qual seria a hora certa de inserir a carne no fogo?
A dúvida comum pode ser esclarecida com uma simples dica: quando as brasas começam a se formar e surgir uma camada de cinzas por cima. Depois, basta mexer um pouco e distribuir a brasa na churrasqueira.
Outra dica é deixar um espaço entre as brasas e a carne. Se o espeto ficar muito próximo do fogo, a parte externa da carne vai queimar e o seu interior não vai assar de forma apropriada. Esse espaço adequado pode ser descoberto com uma maneira: quando a gordura respingar na brasa, não deve levantar labaredas ou apresentar pouco fogo.

+ Dicas e Receitas

Filtro:
Busca: