Capacitação gratuita prepara jovens de comunidades do Rio para o trabalho no varejo - Prezunic

Notícias


Home / Notícias

Capacitação gratuita prepara jovens de comunidades do Rio para o trabalho no varejo

Parceria entre o Prezunic e o Coletivo Coca-Cola oferece aulas teóricas e visitas técnicas à lojas da rede de supermercados

Jovens de comunidades do Rio que sonham com o primeiro emprego podem aproveitar uma parceria entre o Prezunic e o Instituto Coca-Cola Brasil para se capacitarem a vagas no varejo. A próxima turma já começa em 16 de setembro, com um workshop sobre empregabilidade e, no dia 22, uma visita técnica dos alunos ao Prezunic. A ação faz parte do programa Coletivo Coca-Cola que já formou mais de 125 mil jovens entre 16 e 25 anos em mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil. Só em 2015, mais de 30 mil jovens participaram do programa.

“A oportunidade de trabalhar com o Coletivo permite que nós também possamos colaborar na capacitação dos jovens e na geração de renda, um grande diferencial no atual momento econômico. Depois, todos terão a oportunidade de passar pelo processo seletivo para trabalhar conosco”, afirma Fábio Oliveira, gerente de Investimento Social da Cencosud Brasil, grupo varejista ao qual pertence o Prezunic.

O conhecimento aliado à valorização da autoestima é um diferencial para que os jovens em início de carreira conquistem seu espaço e exerçam a cidadania. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola Brasil, como a rede de supermercados Prezunic. Mais do que capacitação, o Coletivo Varejo busca transformação social e valorização de autoestima.

As aulas têm duração de dois meses. Para se inscrever é preciso ter entre 16 e 25 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Os jovens interessados podem fazer sua pré-inscrição pelo site www.coletivococacola.com.br e efetivar a matrícula na ONG parceira do programa. No final de cada ciclo os participantes são encaminhados para processos de seleção. Além do encaminhamento dos jovens para recrutamento, três colaboradores do Prezunic vão fazer uma palestra para falar sobre a rede, como começaram a carreira e como é o dia a dia, para assim demonstrar o potencial de crescimento e incentivá-los. Hoje, a Cencosud tem 140 mil colaboradores em cinco países, e o Prezunic reúne cerca de sete mil só no Grande Rio.

Exemplo para inspirar

Há 13 anos trabalhando no Prezunic, Andrea Neris dos Santos será uma das palestrantes. Hoje, a gerente da loja Itaoca, em Higienópolis, poderá compartilhar sua ascensão profissional com os jovens. Andrea, que tem 48 anos, já trabalhou como caixa, fiscal de caixa, gerente de frente de loja, gerenciadora de laticínios e gerente de serviços. Ela participou de treinamentos na loja formadora do Prezunic e depois se candidatou em processos seletivos internos, até chegar à gerência da loja.

“Vou poder contar a minha história, explicar um pouco sobre todos os setores que vivenciei. É uma empresa que oferece muitos benefícios e oportunidades para a mulher. Foi muito bom para mim”, afirma Andrea.

Teoria e prática

No dia 22 de setembro, acontecerá a visita técnica em uma loja do Prezunic para os jovens poderem ver na prática como trabalham operadores de caixa, repositores, empacotadores e auxiliares, entre outras posições. Além do aprendizado técnico, os participantes, que podem se inscrever pelo site (www.coletivococacola.com.br), exercitam diferentes habilidades.

“Além do aprendizado técnico, os participantes exercitam o protagonismo, a colaboração, as habilidades de comunicação e análise crítica. Com isso, buscamos contribuir para a construção de um futuro melhor nas comunidades do país, transformando a realidade de milhares de jovens” afirma, Guilherme Oliveira, Gerente de Empregabilidade do Instituto Coca-Cola Brasil.